Eletromagnetismo e Dispositivos Eletromagnéticos
EMail

Eletromagnetismo

A área de Eletromagnetismo e Dispositivos Eletromagnéticos tem como objetivo a pesquisa em eletromagnetismo aplicado à engenharia. Mais especificamente, as linhas de pesquisa desta área podem ser classificadas em:

  • Pesquisa informática em cálculo de campos eletromagnéticos, com o desenvolvimento de softwares para cálculo de campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos em uma, duas e três dimensões.
  • Pesquisa experimental na caracterização de materiais magnéticos, com ênfase no estudo de perdas além de estudos relativos à acionamentos elétricos especiais e vibrações de origem magnética.
  • Estudos relativos à compatibilidade eletromagnética, envolvendo desenvolvimento de ferramentas de cálculo e procedimentos experimentais.

Compatibilidade Eletromagnética em Sistemas Eletro-Eletrônicos

A Compatibilidade Eletromagnética (EMC) vem tendo uma importância significativa na indústria de eletro-eletrônicos. Muitos desses equipamentos são, inerentemente, geradores de interferência eletromagnética (EMI) e também susceptíveis a essas interferências. Deste modo, alguns cuidados e considerações de projeto serão necessários, para que se assegure a compatibilidade eletromagnética e para que esses equipamentos estejam em conformidade com as normas.

Setores de Aplicação

  1. Fabricação de aparelhos e equipamentos de telecomunicação.
  2. Fabricação de máquinas, aparelhos e equipamentos de sistemas eletrônicos dedicados à automação industrial e o controle de processo produtivo.
  3. Indústria Eletro-Eletrônica.

Pesquisa Informática em Cálculo de Campos

Elaboração de softwares de calculo de campos magnéticos.

Acoplamento de Equação de Campo com Circuitos Elétricos 2D.

Modelagem do acoplamento das equações de campo eletromagnético representado por elementos finitos em duas dimensões com equações elétricas dos conversores eletrônicos de alimentação.

Cálculo de Campo 3D por Elementos de Aresta.

Estudo e implementação de método de elementos finitos de aresta; acoplamento com circuitos elétricos; novas formulações; formulação em complexo.

Metodologias de Avaliação de Perdas em Materiais Magnéticos.

Estudo de modelos matemáticos para a descrição das curvas de histerese magnética (PREISACH, JILES-ATHERTON, ...) e seu respectivo acoplamento com cálculo de campos por elementos finitos e de aresta. Parte experimental também a ser contemplada.

Métodos Numéricos em Compatibilidade Eletromagnética

Estudo de métodos numéricos para modelagem de problemas do eletromagnetismo, especificamente o método TLM (Transmission Line Matrix Method), que representa a simulação da propagação das ondas no domínio do tempo. Tem aplicações nos mais diversos campos do eletromagnetismo (microeletrônica, telecomunicações, compatibilidade eletromagnética, bio-eletromagnetismo, etc.) podendo ser utilizado em problemas que envolvem meios não homogêneos, não lineares, anisotrópicos e com geometrias complexas.

Setores de Aplicação

  1. Cuidados à saúde das pessoas.
  2. Desenvolvimento de programas (softwares).
  3. Sistemas de Energia.

Linhas de pesquisa

  1. Compatibilidade Eletromagnética em Sistemas Eletro-Eletrônicos
  2. Pesquisa Informática em Cálculo de Campos
  3. Métodos Numéricos em Compatibilidade Eletromagnética

Laboratórios associados à area de concentração

Docentes/Pesquisadores

  1. Adroaldo Raizer (Compatibilidade Eletromagnética)
  2. Jean Vianei Leite
  3. João Pedro Assumpção Bastos
  4. Mauricio Valencia Ferreira da Luz
  5. Nelson Jhoe Batistela
  6. Nelson Sadowski
  7. Patrick Kuo-Peng
  8. Renato Carlson
  9. Walter Pereira Carpes Junior

Grade Curricular

Primeiro Trimestre

Segundo Trimestre

Terceiro Trimestre

Facebook Twitter